segunda-feira, 26 de julho de 2010

PIPOCA NO SOFÁ: O Labirinto do Fauno surpreende com história e encanta com visual

Já tinha um tempo que queria conferir “O Labirinto do fauno” (El Laberinto del Fauno, 2006). Além de ter sido considerado um dos melhores filmes de 2006, a capa do DVD (ao lado) sempre me atraiu por ter uma mistura sombria e mágica, mas sem apresentar uma atmosfera pesada. O filme também é o vencedor do Oscar de 2007 em três categorias:Melhor Fotografia, Direção de Arte e Maquiagem


Dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro, também diretor de “Hellboy”, “Hellboy 2” e “Blade 2”, já esperava que “O Labirinto do Fauno” trouxesse criaturas bem estranhas, como o próprio fauno.

Depois de sermos apresentados a história da princesa do mundo subterrâneo que fugiu de seu reino, mas que sua essência regressaria, conhecemos Ofélia (Ivana Baquero), uma menina que adora livros e acredita piamente em conto de fadas.

A narração se passa na Espanha de 1944, quando a Guerra Civil já havia oficialmente termindo, porém um grupo rebeldes ainda resistia. E Ofélia se muda com sua mãe Carmen (Ariadna Gil) para a companhia de seu padastro, o facista Capitão Vidal (Sergi López).

Em meio a essa nova e assustadora vida, Ofélia encontra o perdido labirinto do Fauno. E a partir daí começa a viver paralelamente entre os dois mundos: a realidade de sua mãe e a promessa de um reino subterrâneo. Para isso enfrentar provas e conhece muitas criaturas misticas e estranhas.

Em “O Labirinto do fauno” Guillermo soube utilizar muito bem o universo de Ofélia e amarrar a trama de tal modo que acaba confundindo se tudo é apenas fantasia de uma menina ou se são reais. Até agora estou com a cena em que a mãe de Ofélia, Carmen, joga a mandrágora ao fogo e isso acaba acarretando efeitos reais, assim como tinha “funcionado” para a sua possível melhorar. É lógico que isso pode ter alguma explicação, pois no momento em que melhorou estava de repouso. Porém essa foi a maior ligação que a fantasia de Ofélia se apegou a realidade durante o filme.

O final é trágico e alegre ao mesmo tempo. Ofélia salva seu meio irmão recem-nascido do Fauno, o Capitão Vidal é derrotado. Mas ainda estou com aquele pingo de dúvida: será que derramando seu próprio sangue Ofélia encontrou seu reino subterrâneo ou esse foi o último devaneio da pobre menina? Isso vai depender muito das crenças de quem está assistindo o filme, mas com certeza “O Labirinto do fauno” é um filme brilhante, com uma trama cativante e uma bela montagem.

Estrelas

11 comentários:

  1. Vanessa, vi no meu blogroll essa capa e tinha que conferir o que você escreveu. Durante o meu curso de jornalismo na universidade, fiz um trabalho sobre este filme. Para mim é um dos melhores filmes que já vi. Confesso que chorei no final, pois foi um misto de tristeza e alegria. Sofri com a morte da menina, chorei com a música e sorri quando vi a menina no mundo subterrâneo. A narrativa é belíssima, Del Toro é um dos meus diretores preferidos.

    O Fauno é incrível, a forma dele andar, o jeito de falar, as ações dele... O monstro com os olhos nas mãos então... incrível mesmo. As mini histórias que Ofélia contava no seu "faz de conta" são delicadas e bonitas. Lembro da história sobre a flor da imortalidade, que ninguém pegou por medo dos espinhos venenosos.

    A dor da vida de Ofélia é insuportável, mas é tão singelo e delicado este filme que a escuridão e é diminuída, ela se transforma em algo com beleza conferida pelas palavras de Ofélia.

    Muito bom o post, Vanessa!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme.
    Sempre o via na locadora, mas nunca me interessei o suficiente! hehe
    Imagino lendo seus comentários que o filme seja bom!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse filme!!! É excelente! Depois participa lá das promoções! Da pra ganhar ingressos de Predadores ou de O bem amado! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vanessa! Amei seu comentário no meu blog pois pude conhecer o seu que é sobre algo que amo: filmes! Acredite..eu ainda não assisti a este filme!srsrs! Amei seu blog, mesmo..beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!
    Adoro filmes que misturam o real e a fantasia...é incrível mesmo! Diria que emociona e impressiona ao mesmo tempo.
    Adorei seu post!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Este é um dos meus filmes favoritos, assombrosamente fantástico.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse filme.
    É tão triste e sofrido.
    Fiquei com a mesma dúvida que você no final.

    ResponderExcluir
  8. No primeiro momento achei que seria um filme de contos de fadas. Mais despois que começou o desencadear da historio fiquei atento a cada momento e para o lançamento que ocorreu em 2007 os efeitos do filme esta bem avançado.
    Adorei o Filme.
    Te amo amor..
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Ei Vanessa,

    Eu estou doida para ver este filme, estou super atrasada aiaiai, agora aqui no seu blog minha lista vai ficar gigante rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  10. Renan,
    Esse filme realmente é muito bom. Além do enredo excelente, que prende e emociona, O Labirinto do Fauno tem uma arte e maquiagem ótimas, não é à toa que ganharam o Oscar, né?

    Isso mesmo, Michel, Debora, Marcio e Luis Filipe, o filme é ótimo. Eu amei.

    Mirelli, Michelle e Nanda, vocês vão adorar, porque O Labirinto do Fauno é excelente!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails