terça-feira, 6 de julho de 2010

NO CINE: Toy Sotry 3 é uma divertida animação em 3D para toda a família

Você diz: “Vou ver Toy Story 3.” Todo mundo imagina: “Ah, vai ver filme de criança.” E você chega na fila: pais com seus filhos, muitas crianças e alguns adultos perdidos. Você realmente se sente deslocado. Mas a verdade é quem está “deslocado” quando o filme acaba são as crianças, afinal elas acharam o filme super legal, cheio de bonecos correndo para todos os lados, mas será que realmente entenderam a mensagem? Ok. Toy Story 3 é um filme para adultos que gostam de animação.

A história começa quando Andy, o dono dos brinquedos da série, vai para a faculdade. Andy ensaca toda a turma que restou de seus brinquedos, exceto Woody, para guardá-los no sótão. Mas sua mãe acidentalmente os doa para a creche Sunnyside, onde Lotso, um urso malvado, tenta os fazer de “refens”. Então a aventura conta com uma corrida contra o tempo, uma vez que os brinquedos precisam estar de volta antes que Andy viaje, principalmente Woody, que deveria ir para a faculdade com ele.

A animação computadorizada, dirigida por Lee Unkrich, é para lá de entusiasmaste. Woody, Buzz, Jessie, Porquinho, Rex, Sr. e Sra. Cabeça de Batata e seus amigos armam um plano para fugir de Sunnyside, além de se esconder das pessoas, eles precisam escapar da poderosa rede de vigilância do resentido Lotso e “consertar” o Buzz, que acaba perdendo a memória e volta a pensar que precisa defender o mundo do imperador Zorg. Nessa confusão vão parar no lixão e quase são destruídos. Mas como todo bom filme da Disney, sempre tem alguém para salvar o dia e fazer um final feliz.

Uma lição muito legal que Toy Story deixa para as crianças é quando Andy doa os seus brinquedos para Bonnie. Afinal, ele não vai usá-los e eles podem fazer outra criança feliz. E todos viram como Bonnie é uma menina boazinha com seus brinquedos e o quanto ela era parecida com Andy, quando ele era pequeno. Mas também aprendemos que por mais que gostamos de uma pessoa às vezes precisamos deixá-la ir. E isso Woody aprendeu quando optou por entrar na caixa com os brinquedos e deixar Andy seguir sua vida na faculdade.

Apesar de criança adorar desenhos e as animações serem desenvolvidas para esse público, definitivamente a história de Toy Story 3 é para os adultos entenderem e refletirem. Quando vale a lealdade de um amigo como o Woody, que não quer largar Andy, mas que ao mesmo tempo se sente responsável por todos os seus amigos? Woody também tenta desfazer um mal entendido entre Andy e seus amigos. E o pequeno boneco tenta de tudo para mantê-los unidos. E a Barbie? Até ela, mesmo fútil, encontrou o seu modo de ajudar. Ficam as perguntas: quanto a valem as suas amizades? Você tem dado atenção a elas ou as tem esquecido no baú como o Andy? Até onde você iria para ajudar um amigo?

Estrelas

Um comentário:

  1. O filme é realmente espetacular.
    Mas acho que ele funciona tanto para adultos quanto para crianças.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails