terça-feira, 27 de março de 2012

NO CINE: "Jogos Vorazes" consegue bom resultado nas telas


(Olá! Estou de volta. Peço desculpas aos leitores pelo tempo que fiquei sem postar, mas foram muitas coisas e não estava conseguindo tempo de ir ao cinema ou ver filmes em casa e escrever. Mas, agora, vamos voltar com tudo – leia-se: muitas críticas.)


E finalmente chega às telas do cinema o esperado (pelo menos por mim) Jogos Vorazes (“The Hunger Games”, 2012). A sessão na qual fui também parecia estar lotada de fãs, que, diga-se de passagem, estavam bem entusiasmados com o que viam, se contarmos os aplausos e burburinhos de aprovação que brotavam da plateia durante a exibição.

Com a direção de Gary Ross (“Seabiscuit - Alma de Herói”, 2003), a versão do primeiro livro de Suzanne Collins para o cinema não sofreu tantas mudanças quanto a maioria das adaptações. Mas, a grande diferença é que o foco da narração sai da protagonista, Katniss, e passa para um narrador onipresente, tanto que é possível conhecer coisas que ela ainda não sabia durante o primeiro livro. Porém, houve uma perda considerável para entendermos os sentimentos da jovem, o que torna a emoção e o envolvimento do expectador menores.

O filme foi pensado no meio termo. Para o fãs é maravilhoso poder ver tudo aquilo em alta resolução. E os novatos não se perdem na história. Eis um ponto positivo: não precisa ler o livro para entender o que está acontecendo. Mas ajuda bastante, já que algumas falhas deixam de explicar coisas interessantes, como: onde a Katniss realmente arrumou o mockingjay (tordo, em português), a falta de emoção entre ela e a mãe (parece que a Katniss é uma má agradecida, só isso).

Com trilha sonora perfeitamente encaixada nas cenas, viajamos para um futuro pós-apocalíptico e chegamos em Panem, um país devastado e dividido em 12 distritos. Por causa da última grande rebelião, que acabou dizimando a população do distrito 13, a Capital governa o país com mão de ferro e para lembrar aos cidadãos que não devem se rebelar, todos os anos acontece uma edição de um evento televisionado chamado “Jogos Vorazes” (“Hunger Games”). Para dar emoção ao confronto, 24 jovens, entre 12 e 18 anos, se enfrentam em uma arena até a morte. Só um sobrevive. E para estrelar esse show de horrores, são feitos sorteios em todos os distritos, de onde saem um menino e uma menina. 

Esse ano, na primeira vez em que entra para o sorteio, a pequena Primrose Everdeen (Willow Shields) é escolhida. Porém, sua irmã mais velha não aguenta o sofrimento e se candidata como Tributo para ir em seu lugar. Junto com Katniss (Jennifer Lawrence), Peeta Melark (Josh Hutcherson), antigo conhecido com quem a protagonista não falava há tempos, segue para a batalha na Capital. Com muita luta e sofrimento na arena, a jovem ainda arruma um jeito de desafiar as autoridades.  

Porém, toda essa história se passa rápido demais. O filme é grande, mas parece que muitas partes da narrativa foram simplesmente jogadas para o público sem o devido cuidado e tempo que merecem. Tudo o que aconteceu na arena foi muito rápido. Não mostraram o verdadeiro horror por causa da faixa etária, mas poderiam ter trabalhado um pouco mais, tanto os momentos difíceis quanto o casal do distrito 12. Isso atrapalhou um pouco o envolvimento do público iniciante.

Mesmo assim, Gary Ross foi capaz de concentrar a essência da obra e brilhantemente a atriz  Jennifer Lawrence, no papel de Katniss Everdeen, conseguiu manter a personagem entre a inocência e a coragem necessária para comover o expetador. Quem não convenceu muito foi Josh Hutcherson como Peeta Melark. Faltou um ar mais apaixonado, talvez.

Com o personagem principal feminino, a verossimilhança, alusões inteligentes, maquiagens e figurinos bem trabalhados, “Jogos Vorazes” cumpre o seu papel. Para quem gosta de filmes de aventura para o público jovem é uma boa pedida!

Estrelas

24 comentários:

  1. Não gosto muito de filmes assim, mas esse me deixou curiosa!

    Beijos

    www.unhasglamour.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vi que esse filme era a nova promessa de sucesso, depois de Harry Potter e Crepusculo. Sera que alcançou tudo isso?
    Na verdade eu nem sabia que esse filme era um livro e de sucesso! hauhauha Como fã obssecada por HP, para mim nada supera!!
    Gostei od seu blog, volto mais vezes para descobrir mais filmes interessantes!!
    Bjos

    www.danifreitas.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii sumida, que bom que voltou, tava com saudades de suas criticas e dicas de cine!!!

    Esse não é meu gênero mas fiquei curiosa!

    Some não!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. eu vi o filme hoje de manhã junto com minha escola, ameei, mas daria nota 9 por causa do final meio sem graça, depois vou falar sobre la no blog! rs ^^ beijos.. http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ir ver este filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Está todo mundo falando super bem desse filme, que vou ser obrigada a ver, hihi!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  7. Parece ser muito legal, principalmente porque ta too mundo comentando.. acho que vale a pena assisitir! hehe' Dar uma chance!

    Que bom que estás de volta! xD

    Bjãoo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, todo mundo comentando desse filme, quero ve !

    Estou te seguindo !! o meu é
    www.palmacarla.blogspot.com.br Beijos !

    ResponderExcluir
  9. Devo ir assistir em breve. Você já ouviu falar de Battle Royale? É uma HQ japonesa que tem uma história bem parecida. Eu até vi o filme baseado nela esses dias.

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem?
    Bom eu não vi esse filme, na verdade nem sabia que ele era baseado em um livro, mas achei interessante. não sei se é bem meu tipo de filme, mas ta valendo né?
    bom adorei a ideia do teu blog e com certeza vou frequentar muito já que sou viciada em filmes :p
    já me tornei tua seguidora!
    beijinhos

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não deu certo de eu ir no cinema, mas to querendo muito assistir esse filme!
    Bjos
    www.deliriofashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vanessa,

    Eu adorei, so achei que no inico teve muita enrolação...

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  13. Nossa tinha olhado os filmes que estavam em cartaz no cinema e pensei: aff so filme ruim! Mas agora com essa sua indicação vou tentar ver :D

    Adoro dicas de filmes **

    http://madamehype.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Quero muito assistir!!

    Bjosssss
    o-babado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. OLÁ QUERIDA, AINDA NÃO ASSISTIR, MAS NO FIM DE SEMANA SERÁ MINHA PROGRAMAÇÃO!
    Um lindo dia!
    Beijo pesado de carinho.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. eu, muito desatualizada... nem tinha ouvido falar ainda >< rs

    ResponderExcluir
  17. Até que fiquei curiosa com esse filme, mais ainda não vi.
    Obrigada pela visita :)
    Gostei do seu blog e estou te seguindo, se gostar do meu me segue também...
    http://destaquem-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo falando desse filme.. até bateu uma curiosidade rs bj

    ResponderExcluir
  19. todo mundo ta falando bem desse filme! quero mt ver!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Estou louca para assistir *-*
    http://www.tudoofake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Vanessa!!!!! Que ótimo que vc voltou a postar suas críticas! Ainda não assisti esse filme, mas essa semana ele está no topo da lista..srsrs! Pela sua crítica ele me parece bom, apesar de algumas escorergadas...vamos ver! Ontem assisti um filme primoroso amiga.."Cavalo de Guerra"..vale à pena! Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vanessa!Parece ser bem interessante, e com tanto comentário tenho que ver para dar minha opinião, hehehe! Adorei saber!
    Tenha um dia adorável!
    xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  23. AAAAAAAAAAAAAAAH preciso ver esse filme ahahah

    bj
    depois-da-primavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, primeiramente quero começar dando parabéns pelo Blog, muito bem desenvolvido e com um design interessante. Quanto ao filme é muito bom ver um "filme-produto" mirado ao público infanto-juvenil com a qualidade de "Jogos Vorazes". Como basicamente o único homem entre os comentários devo dizer que "Jogos Vorazes" é o melhor blockbuster desse início de ano. É muito bom ver a garotada ser tratada com respeito, com um filme desse nível. Com bons personagens, bons atores (Jennifer Lawrence é fantástica), efeitos, cenas, e principalmente a ideia na hora de criar um mundo novo com seus mínimos detalhas, da escritora Collins, respeitada pelo filme. Não li o livro, mas como admirador do bom cinema, digo que o filme JOGOS VORAZES é uma quase obra-prima (para o gênero), que possui mais qualidade em uma única cena, do que a série CREPÚSCULO em todos os seus filmes.

    www.pablobazarelloeosfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails