terça-feira, 1 de novembro de 2011

PIPOCA NO SOFÁ: Árvore da vida convida a meditar e contemplar


Já faz um tempo que eu queria assistir “Árvore da vida” (“The Tree of Life”, 2011), mas por um motivo ou outro não conseguia. Entretanto, devo confessar que valeu a pena esperar e ter tempo para pensar um pouco mais do que é necessário fazer, ultimamente, assistindo a todos esses enlatados e comédias no estilo americano.

Com a direção de Terrence Malick (“O novo mundo”, 2005), o filme apresenta uma narrativa não linear, a qual não se preocupa deixar tudo muito explicado ao espectador. Por isso, é preciso prestar bastante atenção às cenas, falas e até mesmo imagens. De fato, é concebido para a busca de reflexões pessoais tanto sobre o tema quanto sobre a compreensão do que se passa. A história da “Árvore da vida” gira em torno da perda de um ente querido, mas este não é um conto sobre morte e, sim, uma linha que conduz a meditações profundas sobre o sentido da vida e outros questionamentos comuns que devem ser respondidos por cada um. 

Tudo começa com a morte de um dos filhos do casal O'Brien. Durante a trama, aos poucos é possível conhecer os integrante dessa família e compreender seus dramas individuais. Os três personagens principais, que são muito distintos, se completam. O sr. O'Brien (Brad Pitt) procura ser um pai rígido, mas que busca criar os seus filhos da melhor maneira para que sejam boas pessoas no futuro. Entretanto, a sra. O'Brien (Jessica Chastain) ama incondicionalmente as crianças e esquece de impor-lhes certos limites. O mais velho, Jack (Sean Penn) cresce revoltado e achando que o pai não gosta dele. Mas, na verdade, só não compreende que o sr. O'Brien está apenas tentando fazer com que ele seja um homem melhor. 

Assim, a partir de um drama familiar, “Árvore da vida” faz uma viagem no tempo retratando diferentes visões de mundo. Intenso, emocionante e sensível, o filme traz cenários lindos, com uma fotografia impressionante e efeitos especiais fascinantes que combinam perfeitamente com a trilha sonora. Os jovens atores Hunter McCracken (jovem Jack) e Tye Sheridan (Steve) merecem destaque por sua atuação que não perde em nada ao lado de nomes como Brad Pitt e Sean Penn. Com certeza, “The Tree of Life” (no original) é uma boa obra. Mas não adianta ir assisti-la com a mente fechada ou sem paciência para contemplação e meditação. Então, só dedique seu tempo, caso realmente esteja interessado.

Estrelas 

10 comentários:

  1. é...eu tentei assistir esse filme, mas não consegui chegar ao final..acho que não tenho toda essa sensibilidade...hehehhehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece ser muito bonito mesmo, fiquei curiosa pra assistir! Valeu pela dica do filme!

    Super beeijos =*
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É um filme dificil e bem cansativo, mas no geral é mesmo um bom filme.

    A mensagem, e a experiência de assistir (sentir) "Arvore da Vida" é única, até mesmo para quem não gostou...

    ResponderExcluir
  4. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 03/11 às 15h .

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,

    Esse filme ainda não assiti, mas ja vou colocar em minha lista...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nem sabia desse filme Vanessa, mas fiquei curiosa para ver. Parece ser bom.

    Bju bju.

    http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi esse filme, mas vi anunciando em vários lugares. Várias pessoas dizendo que é bom e tals. Fiquei na curiosidade, vou assistir rs. Obrigada pelo carinho, de verdade. Volte sempre viu? Grandes beijos =)

    ResponderExcluir
  8. linda ja estou t seguindo me segue tb?
    e participa do sorteio de um kit de batons avon e esmaltes risque penelope charmosa!!!!

    www.makepopular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tive a oportunidade de ver, mas fiquei bem curiosa, e parece ser ótimo!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar,parece ser legal, vou anotar e procurar na net ou locadora mais próxma, adoro suas opniões! Me ajudam mt, sabia? *-* xoxo
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails