quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NO CINE: Confiar traz tema importante sob nova ótica


Primeiramente, devo pedir desculpas pelo atraso do post. Essa semana foi muito corrida. Provas na faculdade, trabalhos e escrever a monografia... Assim, tempo zero, né? Mas na primeira chance que tive, vim aqui escrever sobre mais um filme. Dessa vez, fui assistir o novo suspense de David Schwimmer, o Ross de “Friends”, (“Maratona do amor,” 2007, também dirigiu alguns episódios de “Friends” entre 1999-2004). “Confiar” (“Trust”, 2011) é um típico suspense americano, mas que em nada deve ser desmerecido por isso.

Com uma fotografia simples, porém bela, o filme tece ao mesmo tempo uma crítica à sociedade atual e um alerta, que serve tanto para pais quanto para filhos. Sem mostrar cenas muito chocantes, a produção consegue manter o público envolvido do começo ao fim. O destaque vai para a jovem Liana Liberato, que consegue passar emoções fortes e contraditórias, na pele da adolescente ingênua.

Annie (Liana Liberato) é uma adolescente normal, que enfrenta questionamentos e problemas típicos da idade. Colegial, garotas populares, medo de ser feia. Mas ao mesmo tempo parece fazer parte de uma família estruturada e ter um bom relacionamento com seus pais e irmãos. Em seu aniversário de 14 anos, seu pai, Will (Clive Owen), a presenteia com um MacBook Pro. Achando que a filha saberia usar a internet, seus pais a deixam um tanto livre. Eles sabem que ela conversa com um “Charlie” de 16 anos, mas nada muito profundo. Só que na verdade, a menina mantém um relacionamento de amizade com esse desconhecido, que aos poucos releva ser mais do que um menino.

Até que um dia, após muito chat, sms e ligações, eles marcam um encontro. E o que mais poderia acontecer? Annie, inocente, é seduzida mais uma vez pela teia de mentiras psicológicas do suposto Charlie, que parece saber exatamente tudo o que a garota precisa ouvir. A partir daí, a vida dessa família nunca mais será a mesma. Abusada, a adolescente fica confusa, sua mãe, Lynn (Catherine Keener), quer ajudar, mas não sabe muito bem o que fazer, enquanto Will só pensa em matar o cara que estuprou a sua filha. Em meio a toda a confusão, ainda aparece o FBI para caçar o pedófilo.

Confiar” levanta a bandeira da importância da relação familiar e do convívio com as crianças. A história procura trazer uma reflexão aos mais velhos e também aos mais novos, que são os mais atingidos pelo problema. A história se apresenta de uma forma interessante e atual, sem deixar também de ser informativa. Este não é um filme para entretenimento e, sim, para a reflexão. Ao que se propõe é muito bom. Vale a pena, deixe os preconceitos em casa.

(Spoiller - Raiva do final, mas é exatamente assim que acontece na vida real)

Estrelas

10 comentários:

  1. Devo confessar que fiquei com um pé atrás pela temática do filme, mas eles acertaram em cheio. A abordagem feita foi simples e chocante. Bom filme.

    ResponderExcluir
  2. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 04/10 às 14:00 hs.


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Acho que é um filme importante, para pais, adolescentes e que mostra todo o cuidado que devemos ter com os relacionamentos virtuais.

    ResponderExcluir
  4. Apesar do bom elenco vi o trailer e não me empolguei muito.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,

    Se aprende muito com filmes que causam reflexão...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar deste filme, Vanessa.
    Acho o tema atual e pertinente.
    Valeu pela dica.

    Jacques Beduhn
    http://relativaseriedade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bem clichê a história... Mas, os suspenses americanos tem um imã para mim. Eu sempre me interesso!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa.
    A história me parece interessante, mas me revolto com esse tipo de filme. Saber que essas coisas realmente acontecem é meio revoltante.
    Acho legal a informação que o filme passa, isso é muito importante, ainda mais nos dias de hoje, onde as pessoas tem acesso fácil a internet.
    Adorei a resenha.

    Bju bju.

    http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não tinha ouvido falar desse ainda...


    Gostei do que li.. parece ser uma lição de vida! Vou assistir na primeira oportunidade que aparecer!

    bjooo

    ResponderExcluir
  10. Não ouvi falar dese filme ainda, gostei da sua sinopse, achei interessante embora meio clichê!*-* Fiquei com vontade de ver por causa da capa, achei fofa! bjs!!

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails